Homens castram cão por conta própria e são denunciados por maus-tratos

Dois homens estão sendo acusados de castrar um cachorro por conta própria, sem anestesia, em Congonhas do Norte, no estado de Minas Gerais.

Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado no último domingo (17), pela Polícia Militar, contra um homem de 52 anos e outro de 32. As informações são do portal De Fato Online.

(Foto: Reprodução / De Fato Online)

Testemunhas afirmam que os homens prenderam o cachorro em um suporte de lixo e o castraram em via pública. “Eles amarraram o cachorro bem rente ao suporte, com as patas da frente para cima e começaram a castração ali mesmo. Neste momento, diversos outros cachorros juntaram ao redor e começaram a latir. Assim que acabaram, soltaram o animal e ele saiu sangrando pela rua”, disse uma testemunha.

A Polícia Militar foi acionada, mas só chegou ao local do crime duas horas depois. Ao ser questionado pelos policiais, o homem de 52 anos afirmou que “o animal estava muito bravo com outros cachorros e por isso pediu que o amgo o ajudasse na cirurgia, que o cachorro foi medicado e que cuidará da sua recuperação.”

O sargento Luiz de Oliveira, responsável pelo boletim de ocorrência, afirmou que o ato foi enquadrado como crime de maus-tratos a animais e que a ocorrência será encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Conceição do Mato Dentro, que deve instaurar um inquérito para investigar o caso e acionar o Ministério Público.

O setor de Combate a Endemias, responsável pela Zoonoses de Congonhas do Norte, afirmou que o município não oferece serviços de castração.